(63) 32256475






gobtocantins2@gmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

SIGA-NOS NAS REDES

A HISTÓRIA DO GOB TOCANTINS

O Grande Oriente do Brasil – Tocantins (GOB-TO), foi criado em 07 de abril de 1989. Nesse ano de 2022, possui 26 Lojas sob sua jurisdição, com mais de 650 maçons, espalhados por todas as regiões do Estado.

O primeiro Grão-Mestre foi o desembargador JOÃO ALVES DA COSTA. Depois, o comerciante ALAN DIVINO SIQUEIRA DE SOUZA, em seguida, o advogado ANTÔNIO ERNANI MARTINS, o Procurador do Estado GERALDO BENTO FRANÇA, o empresário GINO MARCOS FERREIRA, e atualmente o engenheiro PAULO EDUARDO TAVARES VIEIRA. Cada um deles, ao seu modo, desenvolvendo suas ações constitucionais com grande esmero, competência, honestidade e comprometimento.

A Maçonaria Tocantinense tem pautado suas ações com muito denodo e responsabilidade. Há de destacar o trabalho de todos os Veneráveis Mestres de cada uma das Lojas Maçônicas, com suas respectivas diretorias, valorosos irmãos, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, que, têm contribuído de forma efetiva com suas obrigações e deveres, desenvolvendo ações sociais e filantrópicas das mais variadas e contando sempre com o apoio das autoridades constituídas e da sociedade organizada.

Em relação ao Grande Oriente do Brasil- Poder central, o mesmo foi criado e organizado em 1822, na Cidade do Rio de Janeiro, a partir de três Lojas Maçônicas: Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Niterói.

Seu primeiro Grão-Mestre foi José Bonifácio de Andrada e Silva e sua atual sede fica instalada em Brasília, no Distrito Federal.

O GOB completou 200 anos em 2022, para ser preciso, em 17 de junho.

Há de se ressaltar que o GOB agrega nos dias de hoje, aproximadamente 71 mil maçons em 2.850 lojas em todo o Brasil. São Paulo é o estado com o maior número de lojas, consequentemente concentra a maior quantidade de irmãos da Ordem. Em segundo lugar, está Minas Gerais e em terceiro o Rio de Janeiro. O atual Soberano Grão-Mestre Geral, é Múcio Bonifácio Guimarães.

Por Ascom GOB-TO