GOB – Tocantins

Secretaria GOB -TO (63) 3322-6475

20 de Agosto, Dia do Maçom!

Olá, queridos e amados Irmãos Gobianos Tocantinenses.

Teixeira & Davi, Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto do nosso mui amado GOB-TO, felicitam com um Tríplice e Fraternal Abraço, cada um de vocês, nesse 20 de Agosto, Dia do Maçom!

A Constituição do GOB Poder Central, em seu Art. 134, estabelece o dia 20 de Agosto como Dia do Maçom, tornando essa data um feriado Maçônico para o Grande Oriente do Brasil.

Dentre as razões históricas que levaram à escolha dessa data, cita-se o discurso do Maçom Joaquim Gonçalves Ledo, na Loja Comércio e Artes, Oriente do Rio de Janeiro, no dia 20 de agosto de 1822, advogando a separação política da então “Colônia do Brasil” do “Reino de Portugal”.

De toda sorte, comemoremos o Dia do Maçom na certeza de que cada um de nós, na medida de nossa compreensão e capacidade de transformação, permaneçamos firmes, a cada dia…

1. Levantando Templos à Virtude e cavando masmorras ao Vício;

2. Buscando incansavelmente a prática cotidiana da Liberdade, Igualdade e Fraternidade;

3. Combatendo incessantemente a tirania, o despotismo, a ignorância, os preconceitos e os erros, em qualquer forma e instância pela qual esses nefastos males da humanidade se apresentem;

4. Nos esforçando de todo nosso coração e razão para convivermos entre nós, Maçons, em Paz, Harmonia e Concórdia, que é a tríplice argamassa com a qual o Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, une as nossas obras.

O GOB-TO SOMOS TODOS NÓS

Forte e fraternal abraço.

Teixeira & Davi,

Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto do GOB-TO 2023-2027

Trabalho, Paz, Harmonia e Concórdia




Scroll to Top
Pular para o conteúdo